Amamentação
Amamentação é vínculo. É a conexão entre mãe e filho que garantem a amamentação bem-sucedida, não é mecânico nem automático. O começo é bem difícil para todas as mães, mas com o tempo este vai se tornar um de seus momentos favoritos da maternidade.
Tenha em mente estas verdades e tudo dará muito certo. A natureza é perfeita, não deixe que ninguém te diga o contrário.
Seu leite é perfeito para
o seu bebê
Não existe leite materno fraco. O corpo da mulher é tão perfeito que fabrica o leite de acordo com as necessidades do bebê no momento.
Nenhum tipo de mamilo impede a amamentação
Mamilos invertidos ou pequenos não impedem a amamentação. Procure ajuda num banco de leite e amamente seu bebê.
Não existe criança viciada em peito
Os bebês encontram no peito alimento, aconchego e segurança. Eles não mamam apenas para se alimentar, e não se 'viciam' nisso.
Uma hora vai deixar de doer amamentar
No início amamentar dói, mas os bebês aprendem o processo de mamar e as mães a posicioná-los melhor, e amamentar deixa de doer.
Livre demanda é a forma correta de amamentar
Nós não temos fome a cada três horas, nem os bebês. E eles, por terem o estômago pequeno, tem fome muitas vezes por dia, é normal.
Seu leite é suficiente em quantidade
Isso de que o bebê chora porque a mãe tem pouco leite é um despropósito. Amamente em livre demanda, e seu bebê terá todo leite que precisa.
Bicos artificiais são inimigos do amamentar
Mamadeiras e chupetas parecem aliadas das mães, mas não são para quem quer amamentar. Atrapalham e dificultam o processo.
O leite materno contém muitos anticorpos
Se você prestar atenção perceberá que a cor do leite materno muda, isso porque os anticorpos que o bebê precisa são acrescentados.
Você decide até quando quer amamentar
Não dê ouvidos a comentários de que o bebê está grande para mamar. A amamentação prolongada é muito saudável.