Método Montessori
O estímulo é o mundo.
Origem
O método Montessori foi proposto pela médica e educadora Maria Montessori, responsável pela pedagogia montessoriana. Ela viveu na Itália, e este método foi se construindo de forma orgânica, a partir do trabalho de Maria com crianças excluídas do sistema educacional padrão, por diversos motivos. Filhos de pessoas humildes e analfabetas, estas crianças não podiam ir a escola pois eram considerados inaptos a aprender, e a partir de seu método, centrado no aluno e não nos conteúdos, Montessori consegue demonstrar à sociedade que todos tem as capacidades para serem educados, e propõe escolas mais abertas e conectadas com a realidade. A forma de educar estruturada por Maria teve resultados impressionantes em comparação com os métodos tradicionais, o que fez com que suas ideias se espalhassem por todo o mundo.
Principais características de uma escola montessoriana
INDIVIDUALIDADE
Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.
INDIVIDUALIDADE
Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.
RESPEITO
Em escolas Montessori todas as práticas devem ser baseadas em respeito mútuo: o aluno ou educador não precisa desenvolver atividades com as quais não concorde, ou sob pressão. Divergências são mediadas para soluções pacíficas.
DIVERSIDADE
As salas de aula e ambientes escolares contam com muitos materiais atrativos às crianças, inclusive de uso doméstico, para que a escola se aproxime da realidade de cada um. O material dourado é bastante característico.
COMPARTILHAMENTO
Na proposta montessoriana os alunos são incentivados a compartilharem sempre o conhecimento: com os colegas, com os familiares, com os vizinhos etc.
SEM ALARMES
A ideia de campainhas limitando o tempo de raciocínio ou delimitando o tempo de interação entre as crianças não existe quando pensamos a educação como um processo contínuo.
AUTODISCIPLINA
A disciplina é tratada como uma condição de consciência. Escola e professores só se encarregam de manter um ambiente harmonioso, mas a disciplina de horários e deveres é de cada um.
Integração Escola-Pais
O método montessoriano entende que a integração entre pais e escola deve ir além das questões de acompanhamento de tarefas e disciplina, porque o aprender inclui toda avida da criança, suas atividades em casa e na escola. A aprendizagem não é vista como uma obrigação, a ser policiada, ela é vista como um prêmio que deve ser incentivado pelos adultos que entornam a criança, o que inclui seus pais. Por ser um método educativo que valoriza muito o respeito mútuo nas relações, cultiva também o respeito entre pais e alunos, colocando-os como parceiros na caminhada de aprendizagem. O ideal montessoriano é que os alunos sejam calmos, concentrados e equilibrados, e para isto devem contribuir educadores e pais, com presença e amorosidade.